As comemorações da virada mal terminaram e, uma semana depois, o ano novo já está dizendo a que veio – tudo outra vez, com a cara do que passou! E a vida segue no “devagar depressa dos tempos”.
Festas, férias, viagens – nada disso fica pra trás, porque as contas começam a chegar. E o primeiro trimestre, como se costuma dizer, é o fim! Mas só está começando…

(Disponível em: https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/vista-ou-prazo-eis-questao-qual-e-melhor-alternati/#google_vignette. Acesso em 08-01-2025).
Vamos falar do IPVA. Sabem como calcular? A fórmula é simples: valor venal do veículo, que deve ser consultado na tabela FIPE, multiplicado pela alíquota que, no Estado de São Paulo, corresponde a 4%. A cobrança dói no bolso dos motoristas de todo o país!
E tem mais: as aulas voltam em fevereiro, mas as crianças querem chegar à escola com o material novinho em folha! Época de mochilas, fichários, cadernos, agendas, canetas, além de diversos outros itens que costumam solicitar. Hora de negociar com os filhos porque a oferta é grande, mas os preços nem sempre são convidativos. E ainda tem a rematrícula pedindo passagem.
Alguém aí pensou no IPTU? Pois é, mais um pra deixar o cidadão arriado logo nos primeiros dias. Todas as pessoas que têm uma propriedade no meio urbano são obrigadas a dar mais uma apertadinha no orçamento. E cada um parcela, atrasa, mexe, remexe, rebola pra pagar! Hum… Por falar nisso, e as despesas do carnaval?! “Adeus, ano novo”!
P.S.: Não esquecer a fatura do cartão, que nunca tira férias!