A tecnologia desempenha hoje um papel importante e indispensável para toda a sociedade. Presente nos mais diversos segmentos e nas atividades do cotidiano, não se pode negar também que os preços que tem cobrado já estão trazendo custos para a vida e o futuro dos seres humanos.
A era das máquinas promoveu a maior revolução a que possivelmente se assistiu na história. Depois das primeiras engenhocas, as invenções foram se tornando cada vez mais sofisticadas e necessárias. Em sistemas de produção no campo e nas indústrias, na comunicação ou na área da medicina, criou-se um modo de vida do qual as pessoas se tornaram dependentes seja quanto à informação, diversão ou realização de serviços essenciais no dia a dia, como as operações bancárias, por exemplo. A IA está em toda parte. Edmundo A. de Souza e Silva, membro da ABC (Academia Brasileira de Ciências), ao comparar as transformações com o que ocorreu no século XVIII, afirma: “Agora, é outro tipo de mudança, mas vai causar impacto muito grande”.

(Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm. Acesso em 26-01-2025).
Sobre os impactos, convém ressaltar que esse avanço tecnológico já tem trazido consequências negativas diante das quais nem os mais diversos especialistas estão sabendo como agir. Entre os entraves, estão a comprovada dificuldade dos adolescentes diante de tarefas que exigem concentração para a aprendizagem; a dependência em relação aos celulares, que já virou problema de saúde; ou o desmatamento da natureza: o avanço e a produção de aparelhos, o estímulo ao consumo e a prestação de serviços cada vez mais rápida e atrativa retiram do meio ambiente recursos que estão fazendo falta e, ao que tudo indica, não serão repostos na medida que exige o equilíbrio do ecossistema.
Portanto, a evolução tecnológica é um caminho sem volta dentro do modelo de vida contemporâneo. Mas é preciso que a sociedade passe da euforia à consciência. As máquinas são necessárias até onde produzam conforto e bem-estar sem ameaças ao futuro. E, antes que seja tarde, esse limite deve ser estabelecido apenas pela inteligência humana – eis a verdadeira revolução.